A eletrônica tem se mostrado cada vez mais presente na indústria automotiva. As principais inovações que tem surgido recentemente nos automóveis estão relacionadas à circuitos eletrônicos.

Além disso, a frota de automóveis no Brasil é muito grande, e não para de crescer. Esses dois fatores, além de outros, fazem com que a demanda por reparos de placas eletrônicas no ramo automotivo só aumente a cada dia.

Se o conserto de uma placa eletrônica tradicionalmente já traz uma série de dificuldades, as placas automotivas são ainda mais desafiadoras: a falta de documentação (esquema elétrico) é ainda maior, além da falta de ferramentas para o diagnóstico dos circuitos: a maioria das ferramentas do ramo automotivo são voltadas para o diagnóstico do veículo, e não das placas eletrônicas.

Além disso, a maioria dos profissionais que atuam na área automotiva tem conhecimentos de mecânica ou de elétrica automotiva, com poucos conhecimentos e experiência no reparo de circuitos eletrônicos.

A quem destina

Mecânicos e eletricistas de auto que desejam reparar módulos de injeção eletrônica (ECU) de automóveis leves, utilizando uma ferramenta inovadora para o diagnóstico dos defeitos.

Pessoas que desejam iniciar no reparo módulos de injeção eletrônica (ECU) de automóveis leves.
Usuários do Localizador de Defeitos, que desejam expandir sua área de atuação, passando a reparar módulos de injeção eletrônica (ECU).

Objetivos

Proporcionar ao participante os conceitos básicos de injeção eletrônica automotiva.
Mostrar quais os tipos de ferramentas para o diagnóstico de módulos ECU existentes no mercado, suas aplicações e limitações.
Proporcionar ao participante os conceitos e técnicas para diagnóstico de defeitos em placas eletrônicas com o Localizador de Defeitos.
Mostrar situações práticas de aplicação do Localizador de Defeitos no diagnóstico de módulos ECU.

Metologia

Parte teórica, expondo conceitos básicos sobre injeção eletrônica automotiva, ferramentas disponíveis e suas aplicações.
Simulação de defeitos em kit didático desenvolvido especialmente para o aprendizado do Localizador de Defeitos.
Simulação de defeitos em módulos ECU.
Análise e diagnóstico de defeitos em módulos ECU trazidos pelo próprio participante.

Conteúdo

  • Conceitos básicos do automóvel
  • O que é um módulo de injeção eletrônica
  • Materiais e ferramentas básicas
  • Operação do Localizador de Defeitos
  • Memorização de placa (placa boa virtual)
  • Identificação do terra da placa. Análise do circuito, do chicote do veículo e datasheets dos componentes.
  • Placas com circuitos isolados (mais de um terra)
  • Teste de placas
  • Simulação de defeitos: curto, aberto, fuga, componentes alterados, etc.
  • Técnicas de análise de defeitos
  • Teste e simulação de defeitos em módulos de injeção de automóveis leves
  • Análise e diagnóstico de módulos ECU trazidos pelo participante.

Carga Horária 

2 dias seguidos – das 9h30 às 17h30

Pré-requisitos

Desejável ter conhecimentos básicos de eletricidade automotiva e/ou eletrônica.

O participante deve trazer os módulos ECU serão utilizados no treinamento. Para cada modelo de módulo com defeito, é preciso também trazer um módulo igual sem defeito (placa boa). Caso os modelos de módulos trazidos pelo participante estiverem disponíveis no Banco de Curvas, não é preciso trazer a placa boa.

PRÓXIMAS TURMAS   – 15 e 16/02/2017 – 15 e 16/03/2017

Local: Rua Mogi Guaçu, 1723  Jd. Flamboyant.
Cidade: Campinas /SP

Garanta sua vaga!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.